108 anos depois Paranaguá deixa de ser oficialmente sede do governo

Palácio Paranaguá
Arquivo

Após 108 anos funcionando no Palácio Paranaguá, situado à Praça J.J. Seabra, no centro histórico, a Prefeitura de Ilhéus ganha uma nova sede. O prefeito Jabes Ribeiro inaugurou – ao lado do vice, Carlos Machado -, na noite de terça-feira, 22 de dezembro, a nova Sede do Poder Executivo Municipal, localizada na Avenida Brasil, bairro Conquista, no espaço onde funcionou a gerência regional da Coelba. Momentos antes, Ribeiro descerrou a placa comemorativa dos 108 anos do Palácio Paranaguá, dando início ao processo de transformação do monumento arquitetônico em museu da Capitania.

Para o prefeito ilheense, este é um momento marcante para a história administrativa e cultural do município. “Precisamos, a todo instante, valorizar a nossa história, preservar a memória, porque representa um valor inestimável. O governo e a população devem estar comprometidos com esses valores, até porque eles não acabam, são perenes”, argumentou.

Ele ainda destacou ações semelhantes de valorização do patrimônio arquitetônico e cultural determinadas em outros mandatos exercidos como prefeito do município, a exemplo da reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, do tombamento do Bar Vesúvio e do Morro de Pernambuco, a reconstrução do Bataclan, a instalação da Casa de Cultura Jorge Amado, a sede da Academia de Letras de Ilhéus, a restauração do Prédio General Osório, entre outras.

Durante o ato, o prefeito - acompanhado pela primeira dama, Adryana Ribeiro - ressaltou que a nova sede representa um avanço na organização municipal. Estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Tarcísio Paixão, os vereadores Nerival Reis, Gil Gomes, Luiz Carlos Escuta, Ivo Evangelista, Raimundo do Basílio, Roque do Sesp, secretários municipais, servidores públicos, profissionais de imprensa e representantes da sociedade civil.

Os vereadores Nerival Reis e Luiz Carlos Escuta, moradores do bairro da Conquista, agradeceram ao prefeito a atenção dispensada à localidade e a decisão de transferir para lá a sede Poder Executivo. Neri, por sua vez, emocionado, destacou que esse sempre foi um compromisso de campanha, dar uma destinação pública àquele espaço, que vinha sendo utilizado por vândalos e causando transtornos aos moradores da área.

Nerival Reis afirmou que a chegada desse novo equipamento representa um avanço para comunidade, que está sendo beneficiado com outras obras, como a reforma recentemente realizada na Policlínica Municipal Halil Medauar, a construção da Escola Municipal Pequeno Príncipe, em fase de andamento, e a anunciada recuperação da quadra poliesportiva do bairro, cuja licitação já foi homologada.

Secretarias – Na nova sede da Prefeitura de Ilhéus, instalada numa área de sete mil metros quadrados, funcionarão o Gabinete do Prefeito e suas assessorias, o Gabinete do Vice-prefeito – que não existia, a Procuradoria Geral (Proger), Corregedoria e as secretarias de Comunicação (Secom) e de Relações Institucionais (Serin). O prédio também disponibiliza um auditório e área para estacionamento. O prefeito disse que a Secretaria de Fazenda será transferida do Palácio para um imóvel localizado nas imediações do prédio, a fim de manter as atividades tributárias no centro comercial.

Conforme o prefeito, a proposta é, futuramente, construir outras unidades administrativas para sediar secretarias que hoje funcionam por meio de aluguel. Hoje, a Prefeitura investe cerca de cem mil reais por mês na locação de imóveis para instalar setores da administração municipal. “Temos espaço suficiente para novas construções, considerando o nosso objetivo de reduzir gastos com o aluguel de imóveis”, acrescentou.